sexta-feira, junho 01, 2007

Energia Eolica

Parque eólico enfraqueceu sinal.


Protesto Moradores de Várzea Cova, Moreira do Rei e São Gens não conseguem ver televisão em condições.

Fig1- Parque eolico de Fafe

"Atelevisão ou faz um barulho idêntico à cadência das pás das ventoinhas da energia eólica ou então fica sem imagem, tudo depende de para que lado está o vento e em que direcção se encontram as ventoinhas". A queixa é de Alexandrino Torres, mas poderia muito bem ser de qualquer outro dos moradores do lugar de Lagoa, freguesia de Várzea Cova, concelho de Fafe.



Alexandrino Torres queixa-se de que desde que começou a funcionar o Parque Eólico das Terras Altas de Fafe, inaugurado a 22 de Setembro, tem "muitas dificuldades na recepção do sinal, principalmente da SIC e da TVI". Este habitante da Lagoa confirmou que naquele lugar "ainda ninguém fez queixa a nenhum responsável, mas quase toda a gente tem problemas com a televisão", exceptuando todos aqueles que têm recepção de sinal através do serviço digital da TV Cabo.



No total, estão instalados no Parque Eólico das Terras Altas de Fafe 40 geradores com 67 metros de altura e com 43 metros de comprimento de pás, dispersos por 13 quilómetros e que atravessam as freguesias de Várzea Cova, Moreira do Rei e São Gens, em Fafe, mas "invade" o concelho de Celorico. Também no Lugar de Vilela, na freguesia de Moreira do Rei, Fafe, o que aparece no ecrã não é nítido. "Temos muito ruído na televisão e nenhum canal dá em condições. Mas isto varia ao sabor do vento e nunca sabemos se a televisão vai dar ruído ou com a imagem desfocada", confessou Maria Arlinda Marques. Esta mulher de Vilela não tem dúvidas de que "a televisão ficou assim desde que as ventoinhas começaram a funcionar".



Ao contrário do lugar da Lagoa onde as pessoas parece estarem resignadas, em Vilela "já andou a circular um abaixo-assinado, mas, como conseguiram poucas assinaturas, não foi para a frente". Júlia Novais sempre gostou de saber mais e acompanhar as "novidades do mundo", mas agora nem o telejornal consegue acompanhar com atenção. "Gosto tanto de ver o telejornal, mas raramente consigo perceber o que eles lá dizem porque a minha televisão dá muito mal"; esta septuagenária não tem dúvida de que a responsabilidade está lá no cimo do monte. "Foi quando começaram a bulir as ventoinhas que isto deixou de funcionar. Até já fiquei com uma televisão sem arranjo porque queimou e nem sei se foi por estar sempre a tremer".

-Noticia retirada do Jornal de NOTICIAS

3 comentários:

Cátia Cunha disse...

esta noticia é mt interessante pois, além de morar em S.Gens, nunca tinha reparado em tal acontecimento. De facto, ja tinha sentido sentido interferencias na minha televisao, mas nunca imaginei que tal pudesse ser uma consequencia do funcionamento das ventoinhas...

João Miguel disse...

pelos vistos afinal de contas a energia eólica ñ tem so vantagens... tem esta desvantagem que afeta em muito a convivencia das pessoas que por essa zona habitam...

Pedro disse...

esta noticia e extremamente BIZARRA. nunca tinha ouvido falar em tal... :s