sábado, fevereiro 17, 2007

Chorao-das-praias

Chorão-das-praias





-Classificação científica:

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Aizoaceae
Género: Carpobrotus
Espécie: C. edulis

-Nomenclatura binominal:

Carpobrotus edulis(L.) L. Bolus


Características:

Caméfito rastejante de caules que podem atingir vários metros. Folhas carnudas com secção triangular (triangulo equilátero) e ápice agudo; ângulo dorsal serrilhado. Flores com 5-9cm de diâmetro, amarelas ou purpurescentes; estames amarelos.


Origem geográfica:

Africa do Sul: zonas costeiras da área de clima Mediterrâneo.


Forma e motivos da introdução em Portugal:

Forma de introdução não encontrada.
Motivos: introdução para fins ornamentais.Cultivada com frequência para fixação de dunas e taludes.


Distribuição em Portugal Continental:

Minho, Douro Litoral, Beira Litoral, Estremadura, Baixo Alentejo, Algarve.


Impacto no ambiente:

O vigoroso crescimento vegetativo leva à formação de extensos tapetes contínuos, impenetráveis, que substituem a vegetação nativa e impedem o seu (re) estabelecimento. Promove a acidificação dos solos, facilitando o seu próprio desenvolvimento. Os frutos são comidos por pequenos mamíferos que dispersam as suas sementes.
Invadem preferencialmente as regiões dunares costeiras, cabos e áreas adjacentes a taludes onde foi plantado. Desenvolve-se tanto em zonas secas como húmidas.


Medidas de combate:

Para combater a sua invasão usam-se as seguintes metodologias de controlo:

• Controlo mecânico: os indivíduos podem ser arrancados manualmente, sendo fundamental que não fiquem fragmentos vegetativos, os quais envaizam facilmente originando novos focos de invasão. Depois de arrancados não devem ter qualquer contacto com o substrato, devendo ser-lhes cortada a raiz ou leva-los para um local onde não haja hipótese de regeneração. É mais fácil controlar enquanto jovens.

• Controlo químico: é por vezes utilizada a pulverização com glifosato apesar de não ser aconselhado para grandes extensões. Tendo em conta os possíveis efeitos adversos, nas outras espécies e no meio ambiente, a sua aplicação deve ser sempre muito bem ponderada.

É importante o controlo de seguimento para remoção de plântulas que germinem posteriormente. Sem controlo de seguimento as áreas podem ser rapidamente re-invadidas.

Sem comentários: